BBF e Telefônica ampliam área de cobertura da rede 4G no PA

Tecnologia 4G

Empresas fecharam parceria para levar internet rápida a 13 municípios do Estado;Brasil BioFuels produz palma em cinco deles
Por Camila Souza Ramos — De São Paulo

A Brasil BioFuels (BBF), produtora de óleo de palma e biodiesel, acertou umaparceria com a Telefônica Brasil, dona da Vivo, para a instalação de rede de internet4G em uma área do Norte do país que se estende por quase 170 mil hectares. Arede deverá abranger 13 municípios do Pará. A BBF cultiva palma ou tem operaçõesagroindustriais em cinco deles.

O projeto inclui as redes Narrow Band IoT (NB-IoT) e Long Term Evolution forMachines (LTE-M), que são específicas para aplicações em internet das coisas (IoT). Aprimeira torre será instalada em Acará (PA) e deverá começar a operar em dezembrodeste ano.

A rede da BBF terá, ao todo, 23 torres em municípios do nordeste do Estado,incluindo Barcarena, onde fica um dos portos que compõem o Arco Norte deescoamento de grãos. As instalações ocorrerão até março de 2024.

O sinal 4G cobrirá uma área mais de duas vezes maior que a que a BBF dedica hojeao cultivo da palma, de pouco mais de 68 mil hectares. Os demais 100 mil hectaresde cobertura abrangem ainda 350 famílias que fornecem matérias-primas para aBBF, além de outras comunidades.

Segundo o presidente da empresa, Milton Steagall, com a rede, a BBF espera obtermelhorias operacionais ao ampliar a automação agrícola, o rastreamento das frotase da origem dos frutos e o monitoramento climático.

A companhia tornou-se a maior produtora de óleo da palma da América Latinadepois da compra da Biopalma, em 2020. Ela tem duas unidades de esmagamentode palma no Pará, uma terceira na região Norte, além de esmagadora de soja,indústria de biodiesel, 25 usinas termelétricas em operação e 13 emimplementação.

Veja a matéria completa aqui

 

Notícias mais lidas